Diretório de Blogs

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nasa confirma queda do satélite de 5,6 toneladas na Terra

 Nasa confirma queda do satélite de 5,6 toneladas na Terra
24 de setembro de 2011 04h49 atualizado às 09h35

Satélite entrou na atmosfera no início da madrugada deste sábado. 

Foto: Nasa/AP Satélite entrou na atmosfera no início da madrugada deste sábado
Foto: Nasa/AP
O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,5 toneladas, caiu na Terra na madrugada deste sábado, informou a Nasa (agência especial americana). O local exato, no entanto, ainda não foi informado.
A Nasa, por meio de um comunicado, afirmou que o satélite caiu na Terra "entre 0h23 e 2h09 (de Brasília)". "O momento preciso da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza", diz a nota. O local de entrada na atmosfera foi sobre o Oceano Pacífico.
De acordo com alguns relatos no Twitter, porém ainda não confirmados, algumas partes do satélite teriam caído na cidade canadense de Okotoks, no sul de Calgary.
A previsão inicial era que o satélite cairia no final de setembro ou no início de outubro, mas sua queda foi antecipada pelo forte aumento da atividade solar na semana passada.
O UARS foi transportado pela nave Discovery, em 1991, para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição no planeta. Contudo, concluiu a missão em 2005 e, desde então, tornou-se lixo espacial.
 
Destroços
No comunicado, a agência espacial americana também recomendou que, caso alguém encontre um destroço do satélite, não toque no material. A polícia deve ser contatada e as peças devem ser encaminhadas para a Nasa. "Qualquer destroço do UARS encontrado continua sendo de propriedade do País que o criou e deve ser devolvido aos Estados Unidos", disse a Nasa.
Com informações da agência EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores